Obras

Luta para garantir verba para obras da Travessia Urbana é retomada 

Deni Zolin

A cada final de ano, recomeça a luta para conseguir mais dinheiro para as obras de duplicação das BRs da Travessia Urbana de Santa Maria. Por um milagre, mesmo com a crise financeira da União, até agora a obra não parou – claro que ficou em ritmo bem mais lento.

 Em conversa com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, que esteve na inauguração do Praça Nova, ele contou que a briga será agora em Brasília.

É que o Dnit pediu R$ 120 milhões para quase concluir a Travessia Urbana em 2018, mas quando o pedido chegou ao Ministério dos Transportes, ele acabou sendo reduzido para somente R$ 25 milhões, o que não daria para fazer quase nada no ano que vem.

Agora, Pinheiro e o prefeito Jorge Pozzobom vão a Brasília,  no próximo dia 12, para tentar pressionar o governo a liberar mais verbas ainda para este ano e também para 2018. Porém, a luta mesmo deve ser travada pela bancada gaúcha, que tem mais poder de pressão sobre a Comissão de Orçamento do Congresso e também deve prever uma emenda parlamentar da bancada, com dinheiro extra para a Travessia em 2018.

Ainda não há muito para grande preocupação, pois existe a esperança de se conseguir mais verbas. Porém, não dá para abaixar a guarda, já que o governo Temer está com grande déficit nas contas e poderá cortar ainda mais os recursos para investimentos em obras. Em 2016, a previsão para este ano também ficou na casa de R$ 39 milhões, mas com emendas, conseguiu-se liberar R$ 69 milhões para a Travessia.

Foto: Sérgio Henrique Pinto / Arquivo Pessoal

Novo viaduto é liberado

Na sexta-feira, além de ser liberada a passagem inferior sob a BR-287, que dá acesso ao novo shopping, o Dnit também liberou o trânsito nas novas pistas construídas sobre o viaduto. Com isso, ele está praticamente pronto. Porém, como a segunda ponte sobre o Arroio Cadena, ali perto, ainda não está pronta, o Dnit optou por liberar só uma pista do novo viaduto em cada sentido. Assim, evita-se que os veículos que vão no sentido Uglione-Santa Marta acabem tendo de se afunilar em uma só pista quando chegam perto do Cadena.

O consórcio contratado pelo Dnit está construindo a segunda ponte do Cadena, mas o órgão ainda não tem previsão para concluí-la. Quando isso ocorrer, o trânsito poderá ser liberado nas quatro pistas (duas em cada sentido) naquele trecho todo perto do novo shopping.

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